Profissionais, após experimentarem o trabalho remoto, estão mais seletivos
A transição para o modelo remoto, mesmo que um pouco turbulenta no início da pandemia, conquistou uma percepção muito positiva e em pouco tempo.
Inclusive oferecer a opção de trabalho remoto tornou-se um diferencial competitivo na atração de profissionais.
Venho observando que muitos profissionais, após vivenciarem os benefícios da rotina remota – já apresentados nos textos anteriores –, estão reavaliando e buscando oportunidades que se adequem às suas novas expectativas, as quais envolvem poderem continuar na dinâmica remota ou híbrida.
Várias pesquisas recentes mostraram que profissionais, principalmente os muito capacitados, nas entrevistas de seleção, estão recusando as vagas de empresas que não oferecem atividades remotas.
Muitos deles estão buscando empregos em que possam trabalhar home office ao menos alguns dias da semana. Porém, não seria justo dizer que a oferta de trabalho home office tem sido o único critério a favor de uma empresa.
Muitos observam se existe a possibilidade de trabalho remoto, mas também quais plataformas são utilizadas na empresa. Assim como os salários, os benefícios e a estrutura continuam sendo avaliados no novo cenário de mercado.
Posso afirmar que o trabalho remoto já provou não ser apenas uma tendência passageira, mas sim um modelo que se consolidou por ter agradado bastante grande parcela do mercado.
Mesmo agora, sem a obrigatoriedade de isolamento, as atividades remotas não são mais vistas apenas como um movimento progressista nas empresas. Tornaram-se uma forma de atender a nova demanda dos próprios trabalhadores.
Vantagens para os funcionários
A flexibilidade de horário e de local do trabalho talvez seja a principal vantagem, pois dá aos colaboradores oportunidade de ficar tempo significativo em casa, o que favorece demandas particulares e/ou relacionadas com a família.
Eliminar o tempo perdido no trânsito é outra oportunidade vista como outro grande benefício, que inclusive permite dedicar tempo maior ao trabalho. Em cidades grandes, deslocar-se até a empresa pode levar horas.
Também a praticidade para atender a empresa, desenvolvendo as atividades solicitadas, sem precisar se deslocar até o prédio físico tem sido um conforto muito valorizado, considerado, atualmente, um requisito para se aumentar a qualidade de vida.
Por fim, a rotina remota permite até mesmo programar melhor as viagens em família ou com amigos. Dá para pesquisar e aproveitar as datas mais baratas ou esticar as semanas com feriado, pois é possível, literalmente, trabalhar de qualquer lugar onde se tem acesso à internet.
Vantagens para as empresas
Enquanto muitos profissionais continuam desejando trabalhar em casa para ter horários flexíveis, ao menos em dias ou semanas alternadas, muitos empresários passaram a buscar talentos residentes em outras áreas geográficas (outra cidade, estado e até país).
Esses mesmos empresários já perceberam também as vantagens de se recorrer a processos mais simples de contratação, disponíveis nos dias de hoje.
Em diversos segmentos, as relações de trabalho são através de pessoas jurídicas. Ou seja, uma empresa contrata outra empresa para prestação de serviços, sem criar vínculo empregatício com os profissionais que atuarão em seus projetos.
Além de ampliar a tendência de se contratar via MEI, o modelo remoto ou híbrido favorece enxugar as despesas por manter menos funcionários no espaço físico da empresa.
Permitir que parte dos colaboradores trabalhem em casa possibilita alugar prédios ou escritórios menores, disponibilizar menos móveis/materiais/equipamentos. Dá para diminuir os valores com as contas de energia, de água, de internet (menos pessoas utilizando ao mesmo tempo exige menos banda de internet).
Elimina-se também os valores investidos em ajuda de custo para deslocamento e alimentação de funcionários. Ou seja, quanto mais colaboradores em casa, menos despesas surgem no escritório.
Gostaria de finalizar essa análise, acrescentando que esse futuro híbrido, tão desejado por vários profissionais e que possibilita qualquer empresa enxugar despesas, fica bem mais fácil com as soluções da C&M Executive.
A C&M oferece as ferramentas que permitem um acesso diferenciado a estrutura de revezamento entre o trabalho remoto e o presencial. Com as ferramentas da C&M, seu time trabalha lado a lado, de forma integrada, estando na empresa ou em casa.
Emerson Carrijo
CEO, C&M and Vocom Brasil Group
VP Sales myhive
• 18 anos de experiência em tecnologia de comunicação
• 12 gestão de vendas e financeira
• Investidor, empreendedor. Acredito que quem realmente quer, consegue.
• Especialista em expansão e capilarização empresarial na América Latina e Ásia.