Saiba mais sobre os benefícios de uma agenda de papel
Para dar conta do dia a dia intenso da C&M Executive, Emerson Carrijo, CEO do grupo, diariamente, recorre à sua agenda de papel. Ele não abre mão de manter seus compromissos e planos, detalhadamente registrados, com o objetivo de organizar a sua rotina profissional e pessoal.
Todo ano, no ultimo mês, ele tem o costume de escolher a sua nova agenda para não só anotar, no próximo ano, informações inéditas todos os dias, mas também para folhear e verificar as datas passadas, com o objetivo de riscar o que já foi realizado e/ou retomar informações que ajudarão em tarefas futuras.
Segundo Emerson, voltar na agenda e achar um tema, uma ideia ou uma informação importante, anotada durante uma reunião ou conversa especial, sempre ajuda a vida de um empreendedor. Ajuda até mesmo a fazer o planejamento semanal, mensal ou anual.
A agenda é uma ferramenta de apoio bem fácil e simples de ser utilizada. Ela não necessita de conexão com a internet, não depende de bateria para funcionar e pode ser consultada a qualquer momento. “A minha é toda rabiscada, pois sempre acrescento novas ideias ou faço alterações que melhoram as anotações originais.”
Emerson considera a agenda um convite diário à reflexão, tanto quando informações novas são registradas quanto quando ideias antigas são revisitadas.
O idealizador da C&M faz questão de compartilhar uma das vezes que a agenda salvou o seu dia, enquanto viajava para fora do país. Escolheu então uma experiência vivida na China com o intuito de nos provar o quanto uma agenda de papel pode ser funcional, além de segura.
Ele conta que após ter participado de duas longas reuniões na capital desse país (Pequim) – que ocorreram durante os períodos da manhã e da tarde – estava muito cansado e, junto com o seu sócio, não via a hora de fazer check in no hotel que havia reservado, pois chegaram na China e já foram direto para o local das reuniões.
Estavam em um país estrangeiro e participavam de dois encontros comerciais “pesados”, com muitas negociações importantes. Foram temas diferentes, um atrás do outro, com curto intervalo para o almoço. Então fizeram uma refeição breve e leve. Emerson e seu sócio precisavam chegar ao hotel e descansar.
Durante as reuniões, Emerson anotou todas as pautas importantes. Segundo ele, estaria perdido se não registrasse tudo porque foram muitas solicitações de clientes e integrantes das equipes da C&M. Nunca conseguiria guardar tudo – da forma e na sequência em que tudo foi apresentado – em sua memória. Tinha consciência que alguns detalhes precisavam ser destacados.
No dia seguinte, iriam encontrar novamente essas pessoas e Emerson queria estudar tudo o que ficou acordado, antes do encontro, para deixar claro o quanto levava a sério as solicitações dos clientes e, se possível, fazer contrapropostas para solicitações complexas. Então, ao final do dia, quando chegasse ao hotel, iria olhar e revisar tudo.
Portanto, em dia que há mais de uma reunião, Emerson não desgruda de sua agenda. Mas vale ressaltar que quando viaja para uma cidade especial, ele a carrega o tempo todo também para anotar tudo de interessante ou útil que acontece durante a sua estadia.
No caso dessa viagem à China, ele tinha dificuldade com a língua. Então guardou as informações sobre o hotel (endereço, telefone, número da reserva, nome do recepcionista etc.) onde fizeram a reserva para mostrar ao taxista, quando partissem para o merecido descanso. E foi essa iniciativa que salvou Emerson e seu sócio na China.
Quando entraram no taxi, ele e seu sócio – não tinham percebido antes – estavam com a bateria dos celulares já no fim. Porém, dentro da agenda do Emerson, havia todas as informações sobre o hotel.
Não foi a primeira vez, que fora do Brasil, acabou a bateria do celular do Emerson ou ele ficou sem conexão com a internet, transformando a sua agenda em ferramenta de apoio muito providencial. Além disso, ele lembra que sempre pode consultar (folhear) sua agenda durante os voos para as cidades ou países que está a caminho.
Por isso, a agenda do Emerson o acompanha aonde ele vai, dorme ao lado de sua cama e é quase uma parte de seu corpo. Ele aposta e indica o hábito da agenda de papel, garantindo que ela é muito viável, segura e não cai de moda, mesmo sendo um utensílio pessoal tão antigo.
Agora que você conhece todos os benefícios de uma agenda de papel, o CEO do grupo C&M faz um convite para todos os profissionais que tem uma rotina intensa de trabalho: “Experimente, no decorrer de 2023, essa ferramenta de organização muito poderosa e segura!”
Tem alguma dúvida ou precisa de alguma informação adicional? Entre em contato com a C&M Executive e fale agora mesmo com de nossos especialistas!