Como se preparar para o Futuro Híbrido
Desde o início deste segundo semestre, gestores e profissionais de variados segmentos do mercado têm me questionado sobre quando e se tudo voltará ao normal. Ou seja, no mundo corporativo, muitas dúvidas estão surgindo em relação ao futuro do trabalho.
Finalmente, estamos vivendo a retomada do mercado, mas percebo que ainda existem gestores de negócios inseguros e com dificuldades.
Muitos não sabem com qual frequência devem manter o novo modelo de trabalho e quais são as melhores tecnologias/plataformas a serem utilizadas. Mesmo aqueles que experimentaram ótima performance para as suas empresas, através do trabalho remoto, no período de isolamento.
Sabemos que, neste momento, já é possível retornarmos à estrutura física da empresa e ao convívio presencial com os colegas de trabalho. Muitas atividades voltaram a ser desenvolvidas in loco.
Porém, conviver com uma crise sanitária, social e financeira, além de ter conscientizado mais da metade do mercado sobre a necessidade de estar preparado para imprevistos, mostrou as vantagens de se economizar com a estrutura física da empresa.
Hoje, observo que apenas 1/3 dos empresários enxerga que o trabalho híbrido chegou para ficar. Os outros 2/3 ainda não se sentem preparados e têm medo de não se adaptarem ao formato.
No entanto, a maioria planeja estudar o processo, criar coragem, buscar recursos e abraçar as mudanças para se adaptar ao futuro próximo.
Expectativa x Realidade
É fácil desejar e declarar “eu quero estruturar a minha empresa para o tal futuro híbrido”, mas não é tão fácil colocar esse desejo em prática.
Trata-se de uma situação que está relacionada com a cultura, a postura e os hábitos de cada empresário e, por isso, não basta virar uma chave. É preciso respeitar o ritmo e aguardar a hora de cada um para viver essa grande transformação.
Percebemos que um número significativo de empresas já sinaliza que planeja adotar o sistema híbrido, permitindo revezamentos entre o remoto e o presencial, mesmo assim não tem como ocorrer da noite para o dia.
Mesmo após a grande aprovação do modelo de trabalho remoto e diante do atual cenário promissor, ainda existem muitas dificuldades para as empresas.
A flexibilidade de horário e de local do trabalho, por exemplo, não transmite segurança para alguns gestores. Essa oportunidade dada aos funcionários que favorece demandas particulares ou relacionadas com a família, assim como evitar tempo perdido no trânsito, pode parecer para alguns empresários que a dedicação ao trabalho é menor.
O trabalho híbrido exige confiança e reorganização nas empresas
O modelo híbrido, que viabiliza a continuidade do trabalho remoto, pede que as empresas se reorganizem significativamente. Pede também que os gestores valorizem e confiem nos seus times, além de fornecerem as condições ideais para o seu bom desempenho.
As equipes devem estar bem conectadas para aprimorar os fluxos de trabalho. Para isso acontecer, vale a pena investir em plataforma digital que apresente dinâmica e tecnologia desenvolvidas com esse objetivo.
Precisamos favorecer as relações de trabalho através da construção de cenários mais adaptativos, conforme surjam necessidades na empresa ou até mesmo no ambiente externo.
A ponte para o futuro híbrido, em que as nossas atividades de trabalho presencial devem ser harmonicamente integradas ao trabalho remoto, estará principalmente na dinâmica de socialização.
Para viabilizar esse futuro híbrido que já está bem próximo de sua empresa e vai enxugar muitos custos, a C&M disponibiliza soluções perfeitas. Permite que sua equipe tenha acesso à estrutura vantajosa do revezamento entre o trabalho remoto e o presencial.
Temos as ferramentas que ajudarão a unir, de forma integrada, os colaboradores que estão trabalhando na empresa e os que estão trabalhando em casa, permitindo que trabalhem lado a lado e com excelente performance.
Emerson Carrijo
CEO, C&M and Vocom Brasil Group
VP Sales myhive
• 18 anos de experiência em tecnologia de comunicação
• 12 gestão de vendas e financeira
• Investidor, empreendedor. Acredito que quem realmente quer, consegue.
• Especialista em expansão e capilarização empresarial na América Latina e Ásia.