Como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional?

Como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional?
22/12/2021

Existe um número significativo de profissionais com muita dificuldade em reduzir as várias horas dedicadas ao trabalho e que estão prestes a se tornarem workaholics.

Muitos deles buscam uma fórmula mágica para reaprender limitar o tempo dedicado às atividades de trabalho. Não existe uma fórmula mágica, mas existem orientações que talvez sirvam para a maioria desses profissionais que se dedica exageradamente ao trabalho.

Um dos segredos é ter disciplina. No entanto, disciplinar-se é uma luta diária, onde podem surgir recaídas e, por isso, precisamos de coragem e persistência.

Eu sou um exemplo de pessoa que precisa se controlar diariamente para não extrapolar e me dedicar excessivamente ao trabalho. Por isso, sinto-me seguro para falar a respeito e compartilhar o que funciona comigo. Espero que minhas estratégias sejam úteis também para vocês.  

Porém, antes de mais nada, quero registrar que existe um lado muito positivo no hábito de sermos muito dedicados ao trabalho. É sinal de que escolhemos uma área que apreciamos e que nos traz sucesso. Aliás, há dias que é impossível deixar de reservar mais horas ao trabalho que o habitual.

No entanto, acredito que isso não deva acontecer durante semanas ou meses seguidos.  Inclusive, já apresentei, no texto anterior, os prejuízos causados pela Síndrome de Burnout e o quanto precisamos evitar a exaustão.

São muitos os argumentos que usamos para trabalhar demais: “minha agenda está sempre lotada”, “meus compromissos são inadiáveis”, “estou envolvido com projetos importantíssimos, decisões estratégicas urgentes, reuniões decisivas”. São frases que dão indícios de estarmos a caminho do esgotamento.

Quando essas frases vêm acompanhadas de “não tenho tempo para buscar meu filho na escola”, “não tenho horário para praticar atividade física”, “não consigo cortar o cabelo faz meses”, eu até arrisco afirmar que trata-se de um workaholic, ou seja, uma pessoa viciada em trabalho.

Mas usar o termo “viciado” não é um exagero? Não, não é! O trabalho pode se tornar um vício, assim como o álcool, o cigarro e as drogas. E esse vício dá prazer, mas também nos causa muitos danos.

Se você não consegue se desligar da sua vida profissional para dar atenção às outras áreas que também fazem parte de sua vida, infelizmente, não é apenas uma questão de andar ocupado demais ou ser um profissional muito requisitado – seja devido a sua competência ou posição. Aceite: você está se tornando ou já se tornou um ser humano “dependente” da rotina profissional.

Provavelmente, você até já desaprendeu a fazer outra coisa que não seja trabalhar. E digo mais: nos finais de semana e feriados, você não consegue se “desligar” e sua vontade seria estar trabalhando. Reconheço um workaholic de longe… Porque já fui um!

Se você está lendo os parágrafos acima e só consegue pensar em “mas as minhas maiores conquistas vieram do meu grande esforço, do meu trabalho duro, da minha dedicação exclusiva ao trabalho”, é mais um sinal de estar se tornando ou já ser um autêntico workaholic.

Mas não se desespere: existe cura para isso! Parece difícil acreditar, mas você pode reaprender e voltar a enxergar que existe vida além do trabalho e o quanto ela é muito importante.

Primeiro, você precisa se conscientizar que a eficácia no trabalho não está ligada ao tempo ou à frequência da execução das atividades. Está vinculada apenas à produtividade.

Ficar no escritório o dia inteiro, levar serviço para casa ou trabalhar até a madrugada pode até atrapalhar essa produtividade. Existe uma diferença entre produzir e se ocupar. Quando você atua de forma produtiva, você tem tempo para cuidar da sua vida pessoal e deixa de pensar somente em trabalho.

Agora que você descobriu estar correndo o risco de se tornar um viciado em trabalho, quero apresentar alguns hábitos que podem colaborar para atenuar essa sua tendência e rotina, muito prejudicial à sua saúde.

Definir metas com objetivos claros, tentar dormir bem, passar os finais de semana ao lado da família ou dos amigos mais próximos, encontrar uma paixão/hobby que lhe dê prazer e afaste sua atenção do trabalho e fazer autoavaliação constante são dicas preciosas, mas quero listar mais duas.

Acredito que as duas iniciativas abaixo são importantes para manter-se eficaz no trabalho, sem se tornar um workaholic:

AGENDA INTEGRADA – Além da vida profissional, temos a vida pessoal que costuma ser muito intensa: envolve relacionamentos, compromissos com a família, atividades de lazer, cuidados com a saúde, etc. E tudo isso também deve estar organizado em na nossa agenda. É um grande erro colocar somente compromissos de trabalho na agenda. A academia deve estar lá, assim como o jantar com o(a) companheiro(a), os compromissos com os filhos, os passeios com o cachorro, etc. Assim é possível conseguirmos distribuir nosso tempo de forma bastante equilibrada.

DELEGAR E PEDIR AJUDA – Crie o hábito de avaliar sobre o que as outras pessoas podem fazer por você no trabalho, deixando tempo disponível para a realização de atividades mais significativas. Vale a penas analisarmos cada tarefa ou compromisso, identificando qual pode ser delegado. Faça uma lista e coloque em prática! Fazer essa alteração no nosso dia a dia é muito desafiador, mas nos conduz para uma rotina mais produtiva, que vai respeitar e equilibrar todas as áreas de nossa vida. Essa mudança de mentalidade, mesmo que não aconteça de um dia para o outro, vai resultar em uma vida bem mais prazerosa.

Muitos ainda acreditam que o comportamento workaholic é normal ou que é apenas uma fase. Mas, infelizmente, não é. Se você não acordar e se cuidar enquanto é tempo, pode comprometer seriamente a sua saúde, além de abalar seu relacionamento com pessoas bem próximas, em especial, a família.

Que tal começar a colocar essas dicas em prática ainda hoje? Há posturas que você já pode adotar, assim que terminar a leitura do texto e antes do dia terminar. Você consegue e terá sucesso nessa sua nova missão!

Aproveito a oportunidade para indicar as soluções da C&M Executive, assim como uma dinâmica híbrida, para a sua rotina de trabalho.

As ferramentas diferenciadas da C&M e a flexibilidade proporcionada pelo formato do trabalho híbrido – oportunidade de revezar a dinâmica remota com a presencial – é muito revitalizante e produtiva.

Conheça as soluções da C&M Executive tão completas que até contribuem para eliminar o estresse no ambiente de trabalho.

Emerson Carrijo

CEO, C&M and Vocom Brasil Group

VP Sales myhive

• 18 anos de experiência em tecnologia de comunicação

• 12 gestão de vendas e financeira

• Investidor, empreendedor. Acredito que quem realmente quer, consegue.

• Especialista em expansão e capilarização empresarial na América Latina e Ásia.


•  Acesse o linkedin de Emerso Carrijo

Share us on: