Como construir metas para gestão empresarial
Vale a pena aproveitar a grande experiência de Emerson Carrijo, CEO do grupo C&M, sobre a construção de metas em gestão empresarial e dar continuidade ao tema, registrando exemplos de metas que precisam existir em todo tipo de empresa, seja qual for o porte e o segmento de atuação.
Perguntamos a ele quais seriam as metas que não poderiam deixar de fazer parte dos planos do empreendedor que deseja ser bem-sucedido. Vamos registrá-las na publicação de hoje e, assim, aproveitando o começo do ano, vários empresários poderão se inspirar nessas dicas.
Antes de enumerá-las, é importante destacar um dos lemas do experiente Emerson: “Alcançar os as metas apresentadas para a empresa mantém as equipes animadas. Quando uma meta ‘saudável’ é estipulada e atingida, ela traz mais estabilidade e mais segurança para o time, além de vontade de traçar novas metas.”
Conheçã então, a seguir, três dicas de metas empresariais que, segundo Emerson, devem fazer parte dos planos de 2023 (em diante) de todos que fazem a gestão de uma empresa.
1. Metas para todos os setores
Todo setor da empresa deve ter uma meta!
Seria uma proposta de meta para o departamento de Recursos Humanos, por exemplo, a contratação apenas de profissionais que se aproximem bastante e/ou sejam a “cara” da empresa. Inclusive, para isso, o profissional de RH deve conhecer a fundo todas as metas da empresa (as dos outros setores), além do perfil da instituição, para saber selecionar os novos colaboradores.
2. Metas tangíveis
Toda meta deve ser possível de ser alcançada!
São propostas de metas atingíveis aquelas que foram ponderadas e discutidas com as equipes de colaboradores, baseando-se em experiências anteriores e resultados já alcançados pela empresa. A empresa pode e deve crescer aos poucos, aprendendo a superar experiências diversas, evoluir continuamente e adequar-se às novas demandas. O nível de cobrança deve ser proporcional à capacidade dos profissionais do time e todo resultado positivo deve ser valorizado, comemorado e, se possível, “premiado”.
3. Metas bem definidas
Toda meta deve estar bem definida – clara, com projeções e prazos determinados – para as equipes que vão precisar atingi-la!
As metas podem ser semanais, mensais, trimestrais e anuais, mas não podem ser simplesmente jogadas para as equipes. É preciso que haja um planejamento preciso, com roteiros e objetivos muito discutidos e pré-definidos durante o seu desenvolvimento. Precisa existir um passo a passo (quase manual de instruções) sobre o que, como e quando a equipe de colaboradores deve executar. Importante alertar que as metas não devem ser atrasadas ou aceleradas.
Aproveite essas dicas do CEO do grupo C&M para traçar, com muita dedicação e seriedade, as próximas metas para a sua empresa. Desejamos que sua empresa alcance sucesso e cresça bastante em 2023!
Tem alguma dúvida ou precisa de alguma informação adicional? Entre em contato com a C&M Executive e fale agora mesmo com de nossos especialistas!