Como levar o PBX para a Nuvem?
No texto anterior, apresentamos os benefícios desfrutados pelas empresas que já operam com telefonia baseada em nuvem. Já na publicação de hoje, vamos mostrar como é fácil fazer a migração para essa tecnologia que vem conquistando o mundo empresarial.
Viabilizar para a sua empresa a praticidade do PBX em nuvem, que permite ligações de computador para outro computador, de computador para um telefone fixo, celular ou qualquer dispositivo móvel com acesso à Internet – que se transforme em um ramal –, é mais simples do que você imagina. Depois de saber o quanto é fácil e vantajoso, você também vai querer fazer a migração para a telefonia em nuvem na sua empresa.
Para mostrar como é simples levar o PBX para a nuvem e desmistificar o processo de migração, Leandro Simonetti Motta (COO – C&M and VOCOM BRASIL) responde as principais dúvidas que surgem entre os empresários que desejam modernizar suas empresas.
1.Preciso mudar a estrutura de minha empresa para receber a telefonia em nuvem?
Não. A internet já contratada pela sua empresa será a mesma que o Voip vai usar. Não é necessário ter mais de um link. É possível atribuir o serviço de nuvem no mesmo link que sua empresa já tem.
Também não precisa instalar novos pontos de rede, nas posições ou estações de trabalho dos colaboradores, pois todo aparelho IP já vem com um cabo de rede preparado para o computador.
No mercado atual, praticamente não existem empresas que não utilizem e “dependam” da internet. Sendo assim, todas estão preparadas para o PBX em nuvem.
2.O investimento da migração é alto?
O custo para fazer essa migração é praticamente zero, pois sua empresa vai utilizar a mesma estrutura que já tem disponível em sua operação. Não é necessário fazer uma nova instalação de cabos e equipamentos que a telefonia convencional (analógica ou digital) exige.
No notebook de seu colaborador, por exemplo, que já usa a mesma estrutura de rede (WiFi ou cabeado) da sua empresa, só vai ser instalado um aplicativo ou ainda poderá usar o mesmo navegador já utilizado por ele, bastando fazer o login da conta de usuário (licença) para acessar o seu ramal.
Normalmente, as operadoras que possuem aplicativos próprios oferecem o recurso de configurar a inicialização do aplicativo do PBX em nuvem junto com o sistema operacional, evitando que o colaborador esqueça de “logar” o seu ramal.
3.É possível portar ou vou perder o número que minha empresa usa há anos?
Sua empresa não vai perder o número. Hoje em dia, as operadoras Voip possuem contratos de interconexão com as operadoras tradicionais e licenças da Anatel que permitem a realização da portabilidade de todos os números da empresa. Portanto, é possível portar e manter o mesmo número, o qual apenas será transferido do ambiente físico para o ambiente virtual ou em nuvem.
4.É necessário ter mais de um link para ter a telefonia em nuvem?
Sempre é vantajoso ter mais de um link, mas não é necessário. Se existe apenas um link, mas estável e com uma configuração de rede confiável, é possível manter um bom funcionando do Voip.
Sua empresa só precisa de uma internet estável, pois a qualidade do serviço está vinculada à estabilidade da internet contratada. Hoje, já sabemos que a internet de fibra óptica é mais estável, além de permitir mais velocidade e qualidade, ela se tornou acessível a todos.
No entanto, quando se tem mais de um link, cada rede WiFi pode ser utilizada para dedicar-se a necessidades diferentes da empresa e isso pode ser interessante e mais funcional.
Aqui vale a pena repetir uma dica importante de Motta, registrada no texto anterior: “É muito importante contratar serviços seguros que estejam ligados a servidores com alta demanda e alto nível de redundância. Você precisa conhecer a empresa que está atendendo seu negócio, verificar se essa está credenciada na Anatel, assim como saber onde a plataforma dela está hospedada.”
Outra vantagem do PBX em nuvem que não podemos ignorar é que quando os funcionários ficam muito tempo fora da empresa ou mesmo circulando, com frequência, em vários ambientes dentro dela, estarão acessíveis via celular e não via aparelho IP. Nesse caso, as empresas podem oferecer um ramal no aparelho móvel do colaborador para virtualizá-lo (com um aplicativo). A mesma estrutura de acesso à internet que o aparelho de celular já utiliza possibilitará o acesso ao ramal do PBX.
Agora que você já sabe que o serviço de telefonia em nuvem é muito acessível e benéfico para a sua empresa, precisa conhecer o sistema de telefonia em nuvem que a C&M trabalha.
As soluções de PBX que estão no portfólio da C&M oferecem integração e interação total, além de serem referência no mercado nacional de telefonia empresarial.
Leandro Simonetti Motta
COO – C&M and VOCOM BRASIL
• 15 Anos de atuação no mercado de Tecnologia de Comunicação
• Designer Especialista em Comunicação e Colaboração Empresarial
• Empreendedor natural e auto ditada
• Entusiasta de gestão de negócios humanizada e sustentável
• Acesse o linkedin de Leandro Motta