O que mudou na gestão empresarial nos últimos anos?
As mudanças na gestão empresarial costumam ser constantes, mas talvez as mais significativas para o mercado atual ocorreram nos últimos 10 anos. Observa-se que a maioria dessas mudanças é resultado dos avanços na tecnologia, das novas estruturas nas empresas ou dos diferentes formatos de trabalho. Tudo isso provocou oportunidades para a flexibilidade de horários, economia de tempo e redução de custos.
Aproveito para mencionar também outra mudança bastante positiva: hoje existe maior comunicação dentro das empresas, maior interação entre colaboradores de diferentes posições e cargos. Isso criou um ambiente mais propício para o feedback e para o crescimento das empresas.
A seguir, vou tentar elencar as mudanças que facilitaram o cotidiano das empresas, aquelas que considero mais relevantes em relação aos benefícios que trouxeram para a gestão empresarial:
Fim das grandes estruturas físicas
A migração das empresas para a nuvem permitiu muita simplificação nas estruturas físicas. Um ótimo exemplo para ilustrar essa evolução é a migração do PBX para a nuvem. Enquanto, antigamente, as empresas precisavam aguardar semanas para uma operadora instalar ou fazer manutenção no PBX, hoje tudo é instalado em um dia e empresa ainda conta com treinamento dos funcionários, além de suporte 24 horas. As empresas com PBX analógico dependiam de setores de TI para dar manutenção diária e qualquer problema fazia a empresa parar por dias, até uma peça ou um equipamento ser substituído. Se a empresa precisasse mudar de prédio então, era um caos: levavam meses para transferir toda aquela estrutura antiga de rede, que envolvia muitos equipamentos, peças, cabos, computadores, máquinas no chão. Já a tecnologia atual, o PBX em nuvem, não precisa de toda essa estrutura física, é tudo on-line. Um notebook é suficiente e basta conectá-lo no Wi-Fi para acessar o PBX, que já tem todo o sistema, as linhas de telefone.
Fim de um único regime de contratação
Novos meios e tipos de contratação surgiram para facilitar as contratações. Hoje é mais fácil contratar, existem muitas opções: MEI (contrato PJ – Pessoa Jurídica), parcerias etc. A empresa poder contratar outra empresa para prestação de serviços, não mantendo vínculo empregatício com os profissionais que atuarão em seus projetos, além de bem menos burocrático, é vantajoso para ambas as partes, deixando as empresas e os profissionais satisfeitos.
Fim do deslocamento diário do time de vendas até os clientes ou do time operacional até os escritórios
Os times ganham muito tempo com as reuniões on-line e as tratativas por telefone, sejam os times de vendas ou os times operacionais. Trabalhar remotamente, a distância, faz tudo acontecer com mais agilidade. Torna-se possível para as equipes de vendas falar, diariamente, com mais clientes, enquanto as equipes operacionais conseguem resolver problemas ou finalizar projetos, durante o tempo em que estariam se deslocando até o escritório.
Fim das planilhas para sistemas
A desburocratização governamental em relação à abertura de empresas, devido ao uso de certificados digitais, facilitou demais o dia a dia tanto para as empresas de serviços quanto para as indústrias. Na área de varejo ou atacado, bancos assim como operadoras e fornecedores aceitam assinatura digital, facilitando muito os processos e o cotidiano financeiro. Na área de exportação, tudo pode ser feito no site do governo: um documento pode ser assinado, por exemplo, para liberar uma mercadoria na alfândega, on-line e na hora. A tudo isso, é importante ainda acrescentar que, antigamente, nos dias de pagamento, os bancos ficavam abarrotados. Inclusive, o uso de sistemas bancários diminuiu até mesmo os assaltos, em dias de pagamento. Tornou tudo mais rápido, prático e seguro.
Finalizo essa análise convidando todos os gestores que ainda não implantaram todos esses recursos e novas tecnologias em suas empresas – principalmente a migração para a nuvem – buscarem essas soluções, que na realidade significam evolução, o mais breve possível! É uma transformação simples, possível e muito vantajosa para todos os tipos de porte e segmentos empresariais.
Emerson Carrijo
CEO, C&M and Vocom Brasil Group
VP Sales MyHive
• 18 anos de experiência em tecnologia de comunicação
• 12 gestão de vendas e financeira
• Investidor, empreendedor. Acredito que quem realmente quer, consegue.
• Especialista em expansão e capilarização empresarial na América Latina e Ásia.
• Acesse o linkedin de Emerso Carrijo