Vale a pena buscar modelos de negócio que fidelizam clientes

Vale a pena buscar modelos de negócio que fidelizam clientes
29/03/2023

Na publicação de hoje, Emerson Carrijo, Ceo do grupo C&M, registra que todo empresário deve preocupar-se com a fidelização de clientes.

Segundo Emerson, é importante adquirir experiência (base) para pulverizar, capilarizar e aumentar a carteira de clientes. Ele usa o termo “experiência” porque quando se planeja um negócio e esse se torna realidade, muita coisa muda no dia a dia, buscando uma adaptação ao ritmo do mercado.

Porém, desde o início, a preocupação deveria ser tentar criar um modelo de negócio que visa fidelizar os clientes.

Por isso, Emerson gosta de compartilhar que na C&M, a capilarização de clientes sempre foi  feita através de um bom atendimento. Já no primeiro contato e dando continuidade ao processo, mês a mês. Sempre houve preocupação com o suporte.

Então, se surgir algum problema, o cliente sabe que tem acesso a uma equipe de suporte bem preparada e sempre disponível.

Emerson, reforça ainda que, no caso da C&M, oferecer atendimento e suporte de qualidade significa também ter uma equipe ligando mensalmente para os clientes, verificando se os serviços estão sendo utilizados da melhor forma (sendo bem aproveitados) e se existem dúvidas.

A C&M sempre se preocupou e investiu no suporte e na qualidade de atendimento para atingir os bons resultados que apresenta hoje: fidelização de clientes.

É claro que é necessário também investir na equipe de vendas. Um bom time de vendedores aumenta o número de clientes, mas fidelizá-los é muito importante. A retenção e a fidelização devem ser objetivos da empresa desde o início.

Quando o empresário cria uma empresa pensando nessa missão, automaticamente, vai enxergar o momento certo – aprenderá na prática – de buscar e de investir em modelos de negócio inovadores que conquistam definitivamente os clientes.

Um bom exemplo, usado em várias empresas, é oferecer economia para o cliente. Assim aumentam as chances de conseguir fidelizá-lo.

Quando uma empesa oferece ao cliente um pacote de 36 meses com desconto –  garantia de mensalidades com valor menor por 3 anos – ele percebe que vale muito mais a pena que um contrato de 12 meses (1 ano) com o valor normal, sem desconto. Aqui, a empresa consegue reter e fidelizar o cliente por mais 24 meses (2 anos).

Conquistar essa relação (contrato) mais longa facilita até mesmo na execução da projeção do faturamento da empresa nos próximos meses e anos.

Emerson, reforça ainda que, no caso da C&M, oferecer atendimento e suporte de qualidade significa ter uma equipe ligando mensalmente para verificar se os serviços estão sendo utilizados da melhor forma (sendo bem aproveitados) e se existem dúvidas.

Além desse tipo de contrato resultar em retenção e fidelização do cliente, ele permite que a empresa possa lançar valores em planilhas, ajudando o gestor a organizar e a escolher os próximos investimentos.

Realmente faz muita diferença e, por isso, Emerson sempre aconselha os seus clientes-empresários, pensar não só na conquista/captação, mas também nas estratégia de retenção e fidelização de clientes.

Que tal pesquisar, estudar e escolher uma estratégia viável para ser aplicada este ano em sua empresa?