São Paulo é a terra das oportunidades

São Paulo é a terra das oportunidades
25/01/2022

Hoje, dia 25 de janeiro, São Paulo completa 468 anos. Nada mais justo que aproveitar a data especial para revelar como é grande minha paixão pela maior e mais movimentada capital do Brasil.

São Paulo, além de sua riquíssima variedade cultural, tem um potencial ilimitado para o mercado de trabalho.

São grandes as transformações que essa cidade sofre anualmente, mensalmente e até semanalmente. Ela é uma guerreira e uma sobrevivente, assim como todos os que vivem lá.

“São Paulo é a terra das oportunidades!” – nenhuma expressão é mais verdadeira que essa. É uma das maiores capitais do mundo e, em nosso país, com certeza, a mais bem-sucedida.

Esse centro urbano tão diferenciado oferece inúmeras oportunidades e um vasto mercado para profissionais de todas as áreas e situações, desde o vendedor de rua e o pequeno empreendedor até o grande empresário.

E ela oferece grandes oportunidades, principalmente, para as empresas de prestação de serviço.  Qual prestador de serviço não deseja poder atender um mercado com quase 22 milhões de pessoas (considerando a Grande São Paulo)? É um público gigante e bem variado, incluindo pessoas físicas e jurídicas.

A minha experiência em São Paulo foi muito especial e positiva. Apesar de comum e talvez semelhante à experiência de milhares de outros gestores, vou registrá-la aqui.

Cheguei em Sampa, literalmente, com uma mochila nas costas, um violão e 500 reais no bolso para dividir o aluguel, lá no Capão Redondo. Mas quando estamos dispostos a lutar dia a dia, as oportunidades aparecem e tudo anda mais rápido.

A minha vida deu uma virada muito significativa em São Paulo.  Mesmo chegando lá com uma mão na frente e outra atrás, batalhei bastante e cresci. Hoje eu tenho uma empresa, ofereço emprego para muita gente e tenho um ótimo faturamento. Tudo isso foi conquistado em um período de 14 anos.

Considero São Paulo um mercado muito positivo para todas as áreas, mas para o meu negócio – área de tecnologia e comunicação –, a cidade é o hub do país.  Combina demais! É um casamento perfeito, pois é a maior cidade, perfeita para se tornar um hub interestadual e internacional.

Como São Paulo tem ligação com tudo e com todos, a tecnologia de comunicação é extremamente necessária.  Logicamente, ela cresce de forma sustentável e, na minha opinião, bem diferente do interior.

Minha empresa tem equipes que atendem no Rio, Nordeste, China, Estados Unidos e México. Por isso, posso garantir: nada acontece de forma mais rápida que em São Paulo. Porém, vou reforçar: trata-se de uma realidade para quem “corre atrás”, “não procrastina”, “ faz e não espera acontecer ”. Esses são itens que diferenciam quem quer viver e quem quer acontecer em São Paulo.

Todo mundo fala a mesma coisa de São Paulo e muitos preferem enxergar e focar no lado negativo da grande metrópole.

O que é considerado ruim em São Paulo? Trânsito caótico.  Excesso de pessoas. Grande risco de assaltos e acidentes.

Tudo verdade, mas é também a cidade com a maior variedade gastronômica, onde podemos comer tudo o que quisermos e na hora que quisermos. É também um espaço amplamente democrático, com acesso gratuito a muitas opções de lazer e programas culturais. Além de tudo isso, é pertinho e tem fácil acesso ao litoral.

Podemos acrescentar também que ela oferece aos empreendedores muitas vias de crescimento em nível global. Empresas com sede em São Paulo dificilmente não se interessam em ampliar o mercado em nível nacional ou se aventurar na exportação de seus produtos, buscar investidores para expansão.

Na minha área, tecnologia da comunicação, São Paulo foi perfeita para crescermos muito, conquistando novos mercados, parcerias e investidores.

Definitivamente, sou fã incondicional de São Paulo e, surpreendentemente, sinto-me seguro em São Paulo. Prefiro dirigir lá que em minha cidade natal. Sou suspeito porque amo as baladas, os restaurantes e adoro sair ou correr nas ruas desse grande centro.

O profissional que atua em São Paulo costuma chegar no trabalho após muito tempo no trânsito. Por isso, os trabalhadores nessa metrópole, mesmo quando chegam às 7h ou 8h, já chegam pilhados. 

Muita coisa no dia deles já aconteceu antes de chegarem no trabalho: já levaram o filho na escola ou na creche, já prepararam a refeição que farão durante o dia, já enfrentaram ônibus ou metrô etc. Por isso, chegam no trabalho despertos e prontos para iniciar as atividades do dia.

Em São Paulo, quando eu entrevisto um candidato para uma vaga de minha empresa, observo grande seriedade. Quem escolhe viver em São Paulo escolhe vários desafios, sabe que vai precisar trabalhar mais para se destacar e ser muito bem-sucedido na carreira.

Por isso, os salários e o custo de vida são maiores. Quem escolhe viver no interior busca qualidade de vida, estar e cuidar da família, correr menos riscos etc. Coloca a carreira em segundo lugar.

Penso que São Paulo é quase uma experiência internacional e que ela pode oferecer uma bagagem profissional completa. É comparável a Londres, Nova Iorque. É uma mistura de várias cidades especiais. É uma cidade e um mercado com muita personalidade.

Em Franca, eu não tinha nada, mas em São Paulo, após poucos dias de minha chegada, já tinha arrumado um trabalho. Consegui ser freelancer em bandas e arrumei um trabalho na VIVO. Durante o dia, trabalhava como vendedor de telefonia. Durante a noite, tocava para aumentar minha a renda. Tive milhares de experiências, boas e ruins. Já chorei e ri sozinho. Conheci centenas de pessoas, o que tornou muito positivo viver em São Paulo.

São Paulo é uma surpresa a cada dia, uma emoção a cada hora. Sinto muito prazer só de olhar pela janela do escritório ou de meu apartamento e ver o metrô, ouvir um avião, observar um monte de carros e as coisas acontecendo. Aliás, tenho a sensação que em São Paulo as coisas acontecem.

Fui muito bem acolhido porque eu sempre fui um bom vendedor. Tive excelentes experiências nas empresas em que trabalhei e até me senti mais valorizado em São Paulo do que no interior.

Cheguei na “terra de ninguém” e lá encontrei meu lugar e percebi meu valor. As pessoas viram o vendedor competente e vocacionado que eu era e essas me mostraram outros caminhos. Entendi que eu não era um músico e sim um empresário. Se eu tivesse continuado no interior, provavelmente, até hoje seria um músico ou um vendedor trabalhando para as empresas dos outros.

Foi em São Paulo que eu descobri tudo e na raça. Abracei desafios e fiquei sem dormir ou me alimentar direito dias seguidos. São Paulo me trouxe ambição e me tornou profissionalmente muito bem-sucedido.

Enfim, amo São Paulo e não posso deixar de terminar essa homenagem, que contém o relato de minha experiência, sem indicar as soluções da C&M Executive, empresa que foi idealizada e tanto cresce lá.

Vale a pena conhecer as ferramentas diferenciadas e completas da C&M! Foram planejadas para atender empresas de todos os portes, segmentos e cidades, estejam em dinâmicas de trabalho presencial, remoto ou híbrido.

Porém, as soluções da C&M são perfeitas e atendem muito bem os vários ambientes de trabalho que, recentemente, adotaram o revezamento entre a rotina remota e a presencial – visto hoje como uma escolha muito certeira, revitalizante e produtiva.

Emerson Carrijo

CEO, C&M and Vocom Brasil Group

VP Sales myhive

• 18 anos de experiência em tecnologia de comunicação

• 12 gestão de vendas e financeira

• Investidor, empreendedor. Acredito que quem realmente quer, consegue.

• Especialista em expansão e capilarização empresarial na América Latina e Ásia.

•  Acesse o linkedin de Emerso Carrijo

Share us on: