A importância de construir metas para a sua empresa

A importância de construir metas para a sua empresa
28/12/2022

Se você quer saber mais sobre a construção de metas empresariais, precisa conhecer as dicas de Emerson Carrijo, Ceo do grupo C&M, que estuda e dá palestras sobre o tema há mais de 10 anos.

Antes de enumerar as dicas, vale a pena registrar que as metas em gestão empresarial envolvem todos os setores da empresa e não apenas o setor de vendas.  Muitas pessoas, equivocadamente, associam o tema apenas à área de vendas, acreditando que uma empresa só deve se preocupar com as metas financeiras. Porém, metas devem existir para todos os setores da empresa.

Outra observação que deve ser reforçada, já no início deste texto, é o fato de que só é possível medir a evolução de um negócio, após a discussão e a criação de metas. Quando metas são criadas, além de se promover um entendimento maior sobre o negócio da empresa, é traçado um futuro de curto, médio e longo prazo, o que pode ser acompanhado e avaliado se houve êxito.

Emerson faz questão de apresentar como a primeira dica o fato de que toda meta deve ser tangível (possível de ser atingida), pois alcançar os resultados propostos pela meta é o que mantém as equipes animadas. Quando uma meta saudável é estipulada e alcançada, ela traz mais estabilidade e mais segurança para o time, além de vontade de traçar novas metas.

Por isso não devemos impor às nossas equipes metas inatingíveis, seja qual for o porte, o tempo de mercado e o ramo de atuação da empresa.

Empresas que estão começando – e ainda não têm histórico de atuação no mercado – tem direito de errar e não devem sentir culpa por isso, mesmo que surjam prejuízos. Elas costumam exagerar nas metas ou esquecer de alguma meta simples, mas importante. Porém, com o passar do tempo e mais experiência no mercado, conseguem focar e planejar metas viáveis e adequadas.

Emerson gosta de citar, como exemplo, as metas que foram estabelecidas para a C&M, ao longo dos últimos 10 anos. Quando montou a empresa, ao lado de seu sócio Leandro Motta, já era um profissional experiente no mercado de Telecom. Justamente por isso, ele tomou o cuidado de traçar metas que não representassem passos maiores do que as suas pernas. Quando decidiram trabalhar com PABX e tecnologia da telefonia em nuvem, a principal meta traçada pela dupla de empreendedores era construir uma imagem muito positiva para a empresa e firmar-se nesse mercado que ainda estava nascendo.

Ele sempre compartilha com os clientes – que hoje são também amigos – que a sua meta, durante os primeiros anos, era apenas ser uma das empresas pioneiras no segmento. Depois, com o passar do tempo, acrescentou a meta que visava conquistar, até 2020, uma das maiores carteiras de PABX em nuvem na América Latina. Trabalharam dia a dia, semana a semana, mês a mês, ano a ano até alcançarem essa meta.

Quando percebiam que o crescimento da empresa estava diminuindo, avaliavam onde estavam errando e trabalhavam para corrigir o problema e retomar o crescimento. Precisavam manter o crescimento forte e contínuo pelo menos até 2020 – que era a meta estabelecida.

Não era uma meta financeira. Era uma meta que apontava aonde a empresa queria chegar até 2020. Todos os processos de cada setor da empresa precisavam estar funcionando integradamente. Para isso, metas de setorização também foram traçadas e eram sempre atualizadas ou recalculadas. A empresa precisava chegar bem estabilizada no mercado de telefonia em nuvem no ano de 2020.

Portanto, não bastava fechar vários contratos com novos clientes – vender as soluções da C&M. Para alcançar sucesso na meta estabelecida, a empresa precisava ter uma estrutura de atendimento que suportasse esse crescimento. Sendo assim, Emerson revela que para atingir a meta final, novos passos foram discutidos e ampliados,  diariamente, até entrarem no caminho certo.

A meta foi atingida e, desde 2020, a C&M é a maior empresa da América Latina do segmento de PABX, gerando bastante empregos e sempre se preparando (criando metas) para crescer ainda mais.

No início da pandemia, a C&M já era uma das líderes do mercado. Com grande bagagem/experiência na área, conseguiu ajudar muitas empresas, introduzindo-as no sistema de trabalho remoto ou híbrido.

As surpresas da pandemia não pegaram as equipes da C&M com calças curtas. Elas estavam preparadas (em outra publicação, vamos falar sobre a importância de se criar “metas pessimistas”) para o enfrentar qualquer de crise. Devido à área de atuação da empresa, houve crescimento mesmo em momento tão difícil para o Brasil e o resto do mundo. Principalmente porque as metas foram bem traçadas –  possíveis imprevistos foram considerados –, a empresa saiu ilesa da crise provocada pela pandemia.

Antes da pandemia chegar, a sistematização da empresa havia se tornado uma meta. Emerson e Leandro sabiam que todas as áreas da empresa tinham que estar conectadas e integradas. O suporte precisava conversar e interagir com o financeiro, o comercial, a equipe de vendas, o departamento de marketing e vice-versa. Aliás, após a sistematização de cada um desses setores, dobrou-se o faturamento.

É importante, então, reforçar que as metas devem ser traçadas sempre com ponderação, um certo pessimismo (imaginar possíveis crises ou imprevistos) e foco no curto, médio e longo prazo.  Traçar metas para as próximas duas semanas, para os próximos dois meses e para os próximos dois anos.

Emerson insiste sobre o quanto é positivo trabalhar com metas para curto prazo, fáceis de atingir e que não deixem o grupo cair na zona de conforto. Para ele, todas as metas devem ser valorizadas e nenhuma é mais importante que a outra.

Outra estratégia adotada na C&M que o Emerson gosta de compartilhar é o fato de todos os funcionários serem comissionados e/ou incentivados com premiações para bater as metas. Além disso, há a supervisão das metas em todos os setores, pois caso um setor não se esforce para atingir as metas, acaba afetando todos os outros setores.

Agora que você já conhece várias dicas sobre a criação de metas empresariais, que tal se inspirar na experiência dos gestores da C&M e traçar as metas do próximo ano para a sua empresa?

Lembre-se que as metas devem existir para todos os setores da empresa, precisam ser atingíveis (para animar o time) e visarem o curto, o médio e o longo prazo! Primeiro, concentre-se e vislumbre o mês de janeiro, para só depois pensar nos outros meses e em 2023 inteiro.

Vamos lá! Arregasse as mangas e coloque a mão na massa! Estamos torcendo para sua empresa ter muito sucesso e crescer significativamente em 2023!

Tem alguma dúvida ou precisa de alguma informação adicional? Entre em contato com a C&M Executive e fale agora mesmo com de nossos especialistas!