Contratação e retenção de talentos no modelo de trabalho remoto

Contratação e retenção de talentos no modelo de trabalho remoto
27/10/2021

Encontrar, contratar e reter talentos disponíveis no mercado sempre foi um desafio para muitas empresas.

Antes da aceleração na adoção do trabalho remoto, devido à pandemia, a seleção de colaboradores costumava ter limitações geográficas, o que, muitas vezes, atrapalhava o acesso e a contratação de profissionais muito qualificados.

Atualmente, se eu encontrar o candidato com todas as qualificações necessárias para assumir uma vaga em minha empresa, mesmo que ele more em cidade, estado e país diferente do meu escritório físico, poderei contratá-lo.

Percebo que isso não acontecia com frequência, antes da adoção do trabalho remoto. No Brasil, bem diferente do EUA, é recente a oportunidade de as empresas experimentarem poder acrescentar talentos de qualquer região, em suas equipes.

À medida que cresce a implantação da dinâmica remota – viável para todos os segmentos – fica mais difícil perder a chance de fazer aquele profissional diferenciado, que mora distante do espaço físico da empresa, tornar-se um integrante do time.

É o formato remoto que possibilita às empresas maior acesso e a oportunidade de contratar colaboradores de outras regiões, aqueles com habilidades e características que aumentam as chances de criar equipes de sucesso.

Essa situação é mais um motivo pelo qual a transição para o modelo remoto, mesmo que um pouco turbulenta no início da pandemia, conquistou uma percepção muito positiva em pouco tempo.

Inclusive oferecer a opção de trabalho remoto passou a ser muito viável, além de um diferencial competitivo,  tanto para a atração de talentos quanto para a oportunidade de promover a inclusão. A seguir, vou descrever como.

Vantagens para gestores e colaboradores 

Pesquisas recentes revelam que os profissionais considerados os mais capacitados, em entrevistas de seleção, estão recusando as vagas oferecidas por empresas que não oferecem atividades remotas ou híbridas.

Muitos não querem abrir mão do conforto de trabalhar em casa, poder conviver mais com a família e economizar o tempo (visto como “desperdiçado”) na preparação e locomoção até o espaço físico da empresa.

Porém, as plataformas utilizadas (estrutura e recursos), assim como alguns benefícios (horários flexíveis, integração entre a equipe) relacionados ao trabalho remoto, também têm sido avaliadas no novo cenário do mercado de trabalho.

Já os empresários, além de se tornarem capazes de filtrar e captar talentos residentes em outras áreas geográficas, passaram a utilizar os processos mais simples de contratação, disponíveis nos dias de hoje.

Em diversas áreas econômicas, as relações de trabalho já são através de pessoas jurídicas. Ou seja, uma empresa contrata outra empresa para prestação de serviços, sem criar vínculo empregatício com os profissionais que atuarão em seus projetos.

Recorrer a novos colaboradores via MEI, muitas vezes, pode tornar o processo de contratação mais assertivo: positivo para ambos lados.

Esses mesmos gestores viram também o quão vantajoso financeiramente é optar pelo regime remoto,  no que diz respeito aos gastos com a estrutura física como aluguel, energia, mobiliário, etc.

As empresas passaram a economizar até com vales transporte e refeição: não precisam colaborar (ou bancar) com o deslocamento e a alimentação dos funcionários.

Enfim, o trabalho remoto já provou não ser apenas uma tendência passageira, mas sim um modelo que se consolidou e se manterá mesmo agora, sem a obrigatoriedade de isolamento.

Promoção da inclusão

Muitos profissionais que apresentam alguma deficiência física podem encontrar no trabalho remoto a estrutura ideal para trabalharem.

Esse modelo não só oferece mais conforto – o profissional pode trabalhar em sua casa, onde tudo já está adaptado às suas necessidades – mas também a oportunidade de manter ritmo e integração especiais.

Dependendo da plataforma utilizada, é possível interagir e socializar-se com toda a equipe, mesmo distante fisicamente dos colegas de trabalho. 

Os deficientes visuais, por exemplo, têm acesso a leitores de tela no computador ou no celular, permitindo maior acessibilidade na sua rotina de trabalho em ambiente virtual.

As atividades remotas não mais se configuram apenas como uma tendência nas empresas, mas sim como uma forma de atender a nova demanda de empresários e trabalhadores.

É claro que um ambiente de trabalho agradável e uma boa gestão continuam essenciais para as equipes fluírem e se tornarem produtivas, seja na execução das atividades em dinâmica virtual ou presencial.

Agora que já apresentei as inúmeras vantagens do trabalho remoto ou híbrido, gostaria de saber: você conhece as soluções da C&M que podem fazer sua empresa oferecer uma excelente estrutura de trabalho remoto para a sua equipe de colaboradores?

Temos as ferramentas que ajudam a eliminar a distância entre as pessoas que estão separadas por dezenas ou milhares de quilômetros, permitindo que trabalhem lado a lado e com excelente performance.

Emerson Carrijo

CEO, C&M and Vocom Brasil Group

VP Sales myhive

• 18 anos de experiência em tecnologia de comunicação

• 12 gestão de vendas e financeira

• Investidor, empreendedor. Acredito que quem realmente quer, consegue.

• Especialista em expansão e capilarização empresarial na América Latina e Ásia.

•  Acesse o linkedin de Emerso Carrijo

Share us on: